Brasil: O Quinto dos Infernos

Durante o Século XVIII, o Brasil-Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam "O Quinto dos Infernos". E isso virou sinônimo de tudo que é ruim.
A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama". Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário IBPT, a carga tributária brasileira chegou ao final do ano de 2011 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos... Para quê? Para sustentar a corrupção? Os mensaleiros?
O Senado com sua legião de "Diretores"? A festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar nos 3 Poderes (Executivo/Legislativo e Judiciário)? Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar essa corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa! E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente! Reflitam...

Texto da Web                                                                                                                                                               

Comentários

  1. Todo aumento em produtos tem como único objetivo o aumento na arrecadação de impostos. Medicamentos , produtos da cesta básica, são os que mais impulsionam
    isso. Enquanto formos as formigas obreiras nesse formigueiro e não agirmos politicamente na direção de mudarmos as ideologias no poder há tantos anos, nunca
    veremos esses impostos sendo utilizados no bem estar da população deste país.
    A democracia nos da essa oportunidade de mudança, basta olharmos para o futuro
    com olhos ambiciosos pelo nosso bem estar e nao o bem estar dos políticos.Acredito na democracia e na mudança que pode provocar nesse país um dia.

    ResponderExcluir
  2. 500 anos de corrupção... Espero que aqui um dia deixe de ser o quinto dos infernos, mas está complicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um unica geração de politicos do bem resolveriam isso, mas o que dizem os brasileiros a respeito de politica..."ah eu não gosto de política" sem saberem que tudo é política desde que o mundo é mundo.

      Excluir
    2. Verdade, falta consciência política!

      Excluir
  3. Considero uma de suas melhores postagens. Realmente estamos pagando muito caro por todos os produtos e serviços que consumimos. O Brasil com essa cobrança estapafúrdia não vai a lugar algum. Quando falam em assalto, de fato é o que sofremos diariamente com tantos impostos sendo de fato impostos para que possamos consumir algo. Será que são apenas dois quintos, três ou mais? Um país onde nem mesmo o serviço de internet Wi-Fi é disponibilizado gratuitamente como no vizinho Uruguai que em seus ônibus é disponibilizado este serviço pela operadora Claro com velocidade e qualidade. Imagina enquanto nossos vizinhos apostam na melhoria e disponibilização de serviços para toda a população, aqui tudo aos olhos do governo deve ter preços e taxas... Absurdo o que vivemos diariamente neste país! Enfim. Vergonha!

    ResponderExcluir
  4. Que triste isso ......muito triste sem palavras para tanta sujeira em um país tão lindo!!!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, nosso país não é nosso. Nunca foi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lidando com o medo

Brasil, Mostre a Tua Cara!

Corrupção no Brasil: Esse mal tem cura?